Notícia

CAPS de Araçagi realizou nesta quinta-feira (20), uma mesa redonda para debater a semana Antimanicomial

Publicado em 20/05/2021 às 14:33

O Centro de Assistência Psicossocial (CAPS), realizou na manhã desta quinta-feira (21), uma "mesa redonda" para debater sobre a semana antimanicomial, vários temas foram abordados e a importância dessa semana é para chegarmos ate uma politica de saúde mental que respeite os direitos humanos e cuide das pessoas em seus territórios de modo humanizado. Foram muitos anos de intensas lutas e conquistas. No entanto, isso vem sendo ameaçado atualmente por "novas" proposições politicas que querem continuar trazendo o manicomio e outras modalidades de isolamento como serviço fundamental para o tratamento das pessoas com sofrimento mental.

Estiveram presentes representantes da rede intersetorial, também estiveram presentes: o Psicólogo do CAPS , Weberton, a Psicóloga do NASF, Amanda, a Assistente Social do CAPS, Gabrielly, a Enfermeira do CAPS, Eliane, a Secretaria de Saúde , Valquíria Ferreira, o Representante dos ACS's , Vando Fideles a Coordenadora do CAPS, Ilda Parana, a Assistente Social da Saúde, Alessandra Rocha, o Advogado, Val Leite. o Secretário de Comunicação, Cristiano Santos, a Coordenadora do NASF , Ranielly Gonçalo, os Vereadores, Melqui Gomes e Beto Mariano, a Psicopedagoga do CAPS , Aninha, a representante do CREAS, Marcely e Assistente Social do CREAS, Amanda, a Assistente Social do Cras Araçagi, Flora Regina, Vanessa de Lourdes do CRAS, a Coordenadora de Epidemiologia, Thamires Carlos, entre outros.

O que é a Luta Antimanicomial?

A Luta Antimanicomial é um movimento a favor dos direitos das pessoas com transtorno/sofrimento mental. É o combate à logica de que as pessoas com transtorno mental devam ser tratadas mediante internações psiquiátricas, excluídas e isoladas do convívio social e familiar. Isso porque, defende se o direito de todo cidadão a liberdade, a autonomia, cuidado humanizado e em inserção social.