Geografia

Geografia

Localizado na microrregião de Guarabira. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no ano de 2006 sua população era estimada em 17 334 habitantes. Área territorial de 230 quilômetros quadrados. Araçagi faz limite com os seguintes municípios: Ao norte: Duas Estradas, Curral de Cima e Sertãozinho; Ao sul: Mulungu, Marí, Sapé e Capim; A leste: Cuité, Mamanguape e Itapororoca; A oeste: Guarabira e Pirpirituba.

O município de Araçagi está inserido na unidade geoambiental dos Serrotes, Inselbergues e Maciços Residuais. A vegetação é de caatinga hipoxerófila, com pequenas áreas de florestas caducifólia. O regime climático é quente, com chuvas de inverno. O período chuvoso de ocorre de fevereiro a agosto e a precipitação média anual é da ordem de 750 mm.

Araçagi está inserido nos domínios da bacia hidrográfica do rio Mamanguape e tem como principais tributários os rios Mamanguape e Araçagi, além dos riachos: Pau d’Arco, Guandu, da Nascença, Grande, Bananeiras, Tamanduva, Barreiro, da Barra, Salgado e Taumatá, a maioria de regime intermitente. Conta com os os açudes Barriguda, Novo, Morgado e Violeta.

As principais culturas agrícolas são o abacaxi, a mandioca, a cana de açúcar, o milho, o feijão e a fava. Na fruticultura, destaca-se o coco, manga, laranja, limão e mamão. Na pecuária, a criação de gado bovino, a avicultura e a caprino cultura.

Notas

Segundo as normas ortográficas vigentes da língua portuguesa, este topônimo deveria ser grafado como Araçaji. Prescreve-se o uso da letra “j” para palavras de origem tupi. A palavra significa “água de araçá”, através da junção dearasá e ‘y 7 8 . Ao longo dos anos, a grafia foi alterada para Arassagy, Araçagi e, finalmente, para Araçagi.

Tempo
Araçagi - PB
Mín 24ºC
28º
Máx 32ºC
Predomínio de sol

Mais Lidas